MetAA
Em 2017, nasce no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFSCar o Grupo de Trabalho em Metodologias Ativas e Avaliação - MetAA. Nesta época, vários cursos da área da saúde e biológicas vivenciavam a reestruturação de seus projetos pedagógicos o que culminou em uma série de reflexões sobre metodologias de ensino, processo de avaliação e interprofissionalidade.
Com o intuito de contribuir com a demanda de ações voltadas ao desenvolvimento dos docentes do CCBS, o MetAA surgiu com o objetivo de aprofundar estudos sobre metodologias ativas e oferecer oficinas de formação docente.
O Grupo ganhou visibilidade na instituição e as atividades oferecidas passaram a ser requisitadas por docentes de outros departamentos, o que contribuiu para que, em 2018, ele fosse vinculado à Pró-Reitoria de Graduação. No primeiro semestre de 2023, foi criado o Programa Institucional de Formação Docente em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Estratégias de Avaliação, vinculado ao Programa Ação Docente da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar.
Neste ano de 2024, a primeira ação do programa será o curso intitulado Desenvolvimento Docente em Estratégias de Aprendizagem Ativa e Avaliação, que tem como objetivo propor, planejar e realizar vivências em estratégias de aprendizagem ativa e modelos de avaliação, na perspectiva da consolidação do currículo baseado em competências nos cursos de graduação.
A carga horária total do curso é 80 horas, distribuídas em 4 módulos de 20 horas cada, com encontros presenciais (um encontro de quatro horas por módulo, em que haverá a vivência de estratégias de aprendizagem ativa) a serem realizados nas dependências do Campus São Carlos e atividades online realizadas no ambiente virtual de aprendizagem G-Classroom, com acompanhamento contínuo realizado pelos docentes que compõem a equipe organizadora do curso, sendo um espaço privilegiado para compartilhar desafios e obter feedbacks construtivos. Essa troca enriquecedora contribuirá para reflexões, resolução de problemas e transformações pedagógicas.
Os módulos estão organizados de forma a aprofundar as competências docentes necessárias para planejar, conduzir e avaliar o processo de ensino-aprendizagem com foco no desenvolvimento de competências para uma formação profissional, alinhada com o atual contexto e necessidades da sociedade em que estão inseridos. São eles:
- MÓDULO 1 - Começando pelo “Por quê?”
- MÓDULO 2- Planejando as estratégias de ensino-aprendizagem
- MÓDULO 3 – Conhecendo e vivenciando estratégias de aprendizagem ativas
- MÓDULO 4 - Criando um Sistema de Avaliação da Aprendizagem em currículos baseados em competências
Os professores concluintes do curso poderão participar da Comunidade de Práticas em estratégias de aprendizagem ativa com a possibilidade de atividade de mentoria, no formato de assessoria/consultoria para planejamento de novas atividades a serem realizadas, bem como em troca de experiência e partilha entre os pares.
O início do curso será no dia 19 de Agosto de 2024 e a conclusão está prevista para o dia 08 de Fevereiro de 2025, respeitando os períodos de recesso acadêmico da UFSCar. Serão disponibilizadas 40 vagas distribuídas em conformidade com o contingente docente dos Campi São Carlos (60%), Sorocaba (20%), Araras (10%) e Lagoa do Sino (10%).
Inscrições: de 29/07/24 a 05/08/24
Acesse o Formulário de Inscrição.
O deferimento da inscrição está condicionado ao recebimento de e-mail da equipe organizadora. Em caso de não resposta no prazo solicitado, será considerado desistente e a vaga será redirecionada para a próxima pessoa da lista de espera. O certificado será emitido pela Pró-Reitoria de Graduação aos participantes que concluírem 75% das atividades propostas.
Maiores informações podem ser obtidas em https://www.metaa.ufscar.br/.