Histórico

Em 2006, a ProGrad, por meio de sua Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPed), iniciou o Programa de Formação Continuada de Docentes da UFSCar. Esse Programa reuniu uma série de atividades desenvolvidas no âmbito da Universidade. Dentre elas, destacam-se:

1. O Seminário de Ensino de Graduação (SeGrad) que, em 2024, alcançou a sua décima quarta edição. Este Seminário apresenta como principais objetivos oferecer oportunidades de ampliar conhecimentos, analisar, discutir e propor novas possibilidades de práticas pedagógicas no ensino de graduação, além de buscar maior integração do corpo docente da Instituição.

2. O Programa Ação Docente na UFSCar: compartilhando experiências e construindo caminhos que ofereceu diversas atividades em três edições, realizadas de 2009 a 2011. Os objetivos propostos para essas atividades foram: contribuir para a integração dos docentes recém-contratados à comunidade acadêmica da UFSCar; propiciar o desenvolvimento de uma postura reflexiva frente aos processos de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação e desafios postos à educação superior na contemporaneidade; compartilhar experiências de constituição de identidade da Instituição e do compromisso social da UFSCar; e socializar informações sobre os procedimentos acadêmicos institucionalizados no ensino de graduação da UFSCar.

3. O Congresso de Ensino de Graduação (ConEGrad), originalmente planejado para ser bianual, teve sua primeira edição realizada em 2011 e a quarta em 2019. Esse Congresso integrava a Jornada Científica e Tecnológica da UFSCar e tem como objetivo dar maior visibilidade às atividades de graduação da Universidade e atender à demanda da comunidade universitária da UFSCar expressa no PDI, no sentido de “fortalecer e ampliar procedimentos facilitadores da integração entre ensino, pesquisa e extensão, considerando as diferentes biografias, experiências escolares e projetos de vida” (UFSCar, 2018, p. 55).

4. A Formação em Gestão Acadêmica: Fomentando a Eficiência dos Processos na Graduação, foi destinada aos docentes e técnicos administrativos que desempenhavam atividades de gestão acadêmica no âmbito dos cursos de graduação da UFSCar. Esta ação atualmente encontra-se em processo de atualização e planejamento para nova oferta.

5. O Espaço de Desenvolvimento Docente (EDD), criado em 2013, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Portal dos Professores, que teve como objetivo subsidiar os docentes no período inicial de desenvolvimento da docência na UFSCar, considerando os princípios, a estrutura e o funcionamento do ensino desta instituição, em consonância com o contexto político, social e educacional ao qual a Universidade se insere. A criação deste espaço formativo virtual envolveu outros setores da Universidade, como a Secretaria de Educação a
Distância (SEaD) e docentes da UFSCar que atuam na temática de Formação de Professores.

Além destas ações, em 2014, com o processo de reestruturação da Pró-Reitoria de Graduação, foi criado o Serviço de Formação Continuada de Docentes da UFSCar, extinto em 2019. O setor era vinculado à DiDPed, que posteriormente incorporou suas atribuições, sendo elas: propor o desenvolvimento de uma política de formação continuada de docentes, incluindo a formação de docentes ingressantes na instituição; e planejar e desenvolver atividades de formação pedagógica e de gestão acadêmica, destinadas aos docentes, em diferentes formatos (seminários, congressos, oficinas) e nas modalidades presencial e a distância.

A partir do processo de gestão multicampi da ProGrad, foram criados os Departamentos de Ensino de Graduação (DeEG) nos campi de Araras, Lagoa do Sino e Sorocaba. Desse modo, as pedagogas e os pedagogos atuantes nestes setores passaram a participar da elaboração de propostas de formação pedagógica e de gestão acadêmica em seus respectivos campi.

Em 2024, a ProGrad passa por uma nova reestruturação e é criada a Coordenadoria de Articulação para Formação Docente Universitária (CAFDU), que possui como atribuições:

I - Promover ações colaborativas para implementação da Política Institucional de Formação Continuada de Docentes da Universidade Federal de São Carlos.
II – Realizar programas, projetos e ações coletivas em formação inicial e continuada de professores universitários.
III - Fomentar, apoiar e articular programas, projetos e ações em formação inicial e continuada de professores universitários realizados por outros setores da UFSCar.
IV - Articular os trabalhos com as demais Coordenadorias e setores da PROGRAD, de forma geral, e com os demais setores da Universidade que apresentem atuações, esporádicas e/ou permanentes, no campo da Formação de Professores Universitários.
V - Assessorar, em colaboração com DiDPed e DeEGs, o(a) Pró-Reitor(a) em assuntos referentes à Formação de Professores Universitários.
VI – Representar, em parceria com a DiDPed e DeEGs, a PROGRAD em eventos, redes e outros que tratem de Formação inicial e continuada de Professores Universitários.

Dessa forma, ainda em 2024, o Programa Ação Docente é reestruturado pela Pró-Reitoria de Graduação para o atual formato.